Seguidores



Paris/França - Visitinha Virtual - Nono Desafio das Blogueiras Unidas.

4
Paris é a Cidade Luz, a Cidade Sonho, sonho em ânsias, desejos e, sempre, realizações. Paris é tão linda e comovente que caminhar é o ideal, dispensando-se metrôs e ônibus, pois cada metro quadrado guarda a sua poesia extasiante.

Monte Martre

Montmartre é um bairro boêmio da cidade de Paris, na França. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250[1]. Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação. Em 1133, passou para a jurisdição de monges beneditinos, que, ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho, atividade que permanece sendo exercida até hoje no local[2].

Graças à sua posição estratégica, Monte Martre foi, muitas vezes, centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado à cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet,Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar, contribuindo para criar um clima libertário.

Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, turistas e vendedores ambulantes. No ponto mais alto da colina, situa-se a famosa Basílica do Sagrado Coração.

Típica rua do bairro

O Moulin Rouge, famosa casa noturna localizada no bairro


Catedral Notre-Dame
A igreja de Notre-Dame de Paris está situada no coração de Paris, em plena ilha da Cité, rodeada toda ela por Sena. É dedicada à Virgem Maria e é um dos monumentos mais visitados de Paris, se não um dos mais concorridos, pois são mais de 13 milhos de pessoas as que visitam esta igreja todas os anos.

O estilo da arquitectura deste monumento é galo-romana e se construiu na Idade Média. Mede mais de 130 metros de comprimento e 38 metros de altura. A sua construção começou em 1160 e demora mais de dois séculos para terminar, 1350.

Converteu-se ao longo do tempo na igreja de França. Hoje em dia é considerada como a paróquia do país. Notre-Dame foi testemunha de muitos eventos religiosos e políticos, como também de muitas cerimónias oficiais.

No século XVIII decide-se restaurar completamente, mas estava muito degradada devido à Revolução Francesa. É uma das maiores representações do mundo de arte gótica. A igreja de Notre-Dame é enorme pela sua arquitectura, a sua história, as suas obras de arte, as suas janelas, etc.



Champs-Elysées: a avenida mais cara da Europa


Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris...

O marco mais famoso de Paris foi construído por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa.

A Torre Eiffel de Paris é hoje o monumento mais visitado do mundo, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos, na França ela é carinhosamente chamada de "A Dama de Ferro ".

A Torre Eiffel, duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro, foi construída em apenas alguns meses e seu custo foi relativamente baixo.

A "Dama de Ferro", como a chamam os parisienses, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos, que abrigam o elegante restaurante Jules Verne, um cinema que relata a história de sua construção e um pequeno museu de cera, onde figura seu criador, o engenheiro francês Gustave Eiffel, instalado em seu escritório estudando seus planos.
Se você estiver cheio da energia, suba pelas escadas até a terceira plataforma. O mais sensato é pegar o elevador , e tirar mil fotos...

A história da Torre Eiffel, monumento que é propriedade da prefeitura de Paris, está cheia de casos e histórias diversos, que vão desde suicídios, testes dos primeiros pára-quedas, filmagem de uma fita de James Bond, até uma séria tentativa para vendê-la por um ousado farsante.

Visite o Site oficial (em francês: http://www.tour-eiffel.fr/ ) com todas as informações e você ainda pode dar uma “visitada virtual” de 360 graus


Uma das obras de maior destaque é a pintura de Leonardo da Vinci (1452 -1519)
La Gioconda retrato de Mona Lisa.


Uma das maravilhas do mundo das artes.

Um passeio pelo Museu do Louvre é parada obrigatória de quem vai à Paris. É um recanto que agrada tanto aos amantes da arte como às pessoas comuns que, depois de um dia passeando pelo museu torna-se um apaixonado por arte.

O museu é grandioso e une o antigo ao moderno e contemporâneo. Ao começar pela sua entrada pela Pirâmide com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro e vigas.Existe um robô, preparado para este fim, que se encarrega de efetuar a limpeza da pirâmide semanalmente. O prédio foi construído entre 1852 e 1857, durante Napoleão III, sendo de 1871 a 1989 o Ministério da Fazenda.


Museu do Louvre em Paris. Eu adoraria morar neste museu que já foi Palácio dos maiores Reis da França.


La Gioconda retrato de Mona Lisa.
Milhares de visitantes passam todos os dias e não conseguem deixar de admirar o quadro tão enigmático, onde a protagonista possui em seus lábios aquele famoso sorriso de indefinível tristeza onde temos a impressão que sua expressão muda constantemente. A modelo ficou muito tempo no mais absoluto mistério, porém , atualmente acredita-se que se trata de Lisa Gherardini, proveniente de uma família rica de mercadores e era casada com Francesco Giocondo.


Imagens e textos retirados da net.

Espero que tenham gostado da viagem!
Beijocas!


4 Recados:

Unknown disse...

Adorei a sua postagem amiga !! Sou apaixonada por artes e museus então o Louvre esta incluso nos meus sonhos. Super bjs

Lu Correia disse...

AMEI!!!!!!!!Obrigada!Bjs
www.artesemcrochedalu.blogspot.com
www.mundopinkdapam.blogspot.com

Dora Smith disse...

Ei querida!
Achei você, aqui....
Estou amando esses desafios. Não estou conseguindo participar mas estou acompanhando tudo, esta maravilhoso.
Amo esse lugar, meu sonho e passar umas ferias lá.
To fazendo uma enquete lá no meu blog, vai lá participar também.
Mil Bjos, e parabéns!

simone disse...

Oi,querida,tudo bem?Tem selinho no meu blog para você.
http://simone-arteevida.blogspot.com/
Bjs!

Postar um comentário

Dia 19 de Março - Dia do Artesão

Dia 19 de Março - Dia do Artesão
Minha poesia é inglória, vive em bancas incertas.
Do pódio e das vitórias, traduz histórias discretas.
Nos dizeres, incontida, minha poesia é de lua, às vezes, reza vestida às vezes, discursa nua.
Meu poema é artesanato.
E sai-me pronto das mãos.
Coso-o, com muito cuidado, cirzo-o, sem distração.
Às vezes, vem das sucatas de contas e velhos botões, de renda e fitas baratas, da fieira dos piões.
Que ressona atrás da porta, tem os pêlos de um cão, no final das linhas tortas traz pena, paina, algodão. Tem cores das violetas, pose de pedra-sabão.
Nas asas da borboleta, nem coloca os pés no chão.
O poema-artesanato traz ponto-cruz, bordaduras.
É sempre um simples retrato de uma notória figura. Retirado da net.


São José Carpinteiro.

São José Carpinteiro.